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Acesso LAN aos Roteadores

De maneira a permitir que os desenvolvedores da Int6 cheguem na interface LAN dos dispositivos, reproduzindo o cenário que os técnicos de campo encontram ao acessar via Wifi o equipamento, tipicamente utilizamos a topologia abaixo para realizar suporte a novos dispositivos e/ou firmwares de ONU/ONT ou Roteadores. Na figura ilustramos uma bancada de testes montada com os equipamentos F6600P, EG8145X6 e ONU Bridge + Roteador AX2, mas os equipamentos na verdade serão os escolhidos pela Operadora/Provedor para os ajustes e homologação.

A fim de proceder com a homologação é necessário também:

  • um contrato de testes válido, com navegação habilitada, de maneira que a Int6 possa validar o processom completo de Provisionamento/Manutenção;
  • fotos ou informações dos seriais dos equipamentos que estão conectados na bancada.

Ações do cliente:

  • Ligar 1 equipamento Mikrotik (idealmente com quantidade de portas para suprir a quantidade de equipamentos a serem suportados/testados)
  • Preferencialmente IP público numa interface (ex.: eth1/internet) liberado para a rede 170.231.44.0/24. Opcionalmente endereçamento privado mas com os devidos redirecionamentos para acesso remoto
  • Mikrotik precisa ter acesso a Internet
  • Criar usuário e senha (permissão full) para Int6 poder ter acesso via ssh/winbox
  • Ligar uma porta LAN de cada roteador/ONU numa porta da Mikrotik, e identificar o nome da porta(ex.: ether3-ZTEF670L); ou mesmo informar a Int6

Ações da Int6:

  • Demais configurações na Mikrotik (PPTP/EoIP/Bridges/…)
  • Desenvolvimentos
  • Testes

Cenário Final:

Detalhamento do exemplo:

  • Circuito PPTP + EoIP interligando equipamentos da rede da Int6 com equipamento da rede do Cliente
  • Comunicação em camada 2, como exemplo na VLAN 202, onde broadcast/multicast/… são propagados pela rede
  • Conexão do PPTP originada do cliente para a Int6 (neste caso Mikrotik não precisaria de IP público)
  • Simula praticamente as mesmas condições que o técnico de campo encontra ao fazer a ativação no cliente (a principal diferença é o equipamento Wifi ao qual o desenvolvedor se conecta e que não é possível ser o equipamento remoto)
  • Comunicação fim-a-fim entre IP da LAN de ONU/Roteador com o equipamento de desenvolvimento da Int6, onde desenvolvedor solicita IP via DHCP e recebe o IP informado pela LAN do equipamento remoto
  • Comunicação direta, sem NAT ou redirecionamentos envolvidos
  • Equipamento “202” simula o equipamento a ser acessado remotamente. Acesso da interface “2” do Mikrotik para ele é Untagged e mapeada para a VLAN 202
  • Equipamento pode ser resetado de fábrica, e sempre será possível acesso a ele por este método

Cenário:

  • Habilitar DHCP Client na Porta em que o Roteador/ONU está conectado (neste caso, ether1):
/ip dhcp-client
add disabled=no interface=ether1 add-default-route=no
  • Criar a regra dstnat (uma para cada roteador)
    • dst-port=“Porta externa que vamos chegar no Roteador”
    • to-addresses=“IP de acesso a WEB do Roteador”
    • to-ports=“Porta WEB Roteador”
/ip firewall nat
add action=dst-nat chain=dstnat dst-port=80 protocol=tcp src-address=0.0.0.0/0 to-addresses=192.168.1.1 to-ports=80
add action=dst-nat chain=dstnat dst-port=8181 protocol=tcp src-address=0.0.0.0/0 to-addresses=192.168.0.1 to-ports=80
  • Criar a regra masquerade
add action=masquerade chain=srcnat src-address=170.231.44.0/22

Cenário:

Requisitos:

  1. Notebook Windows;
  2. Porta ETH conectada na porta LAN do equipamento (Roteador/ONU);
  3. WIFI conectado na rede da empresa, com acesso a Internet. Através desta conexão que o Notebook deve chegar na Internet;
  4. Anydesk instalado para a equipe Int6 acessar e configurar o redirecionamento.

Configuração:

  • A configuração do acesso fica com a Int6. Deve ser enviado o ID do Anydesk para a Int6 acessar a configurar a máquina.
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  • Última modificação: 2024/09/27 15:22
  • por mb