Rede Neutra é um modelo de negócio onde ocorre o compartilhamento de infraestrutura entre diversos provedores/operadoras.
No contexto do AutoISP, esse modelo pode ser implantado na instância de AutoISP do provedor dono da infraestrutura. Empresas (parceiros) que “alugam” a infraestrutura deste provedor recebem um acesso diferenciado ao portal e app do instalador, para que seja possível a ativação automatizada de seus próprios clientes de Internet, com a maioria das funcionalidades do provedor principal para esta tarefa.
Assim, importante diferenciar os papéis num contexto de rede neutra:
Para começar a utilizar a funcionalidade no AutoISP, uma ou mais empresas devem ser cadastradas no portal, com os seguintes passos:
Quando a licença de Rede Neutra está habilitada, na tela de assinantes, existe uma caixa de seleção para mostrar apenas os contratos de um determinado parceiro.
Ou ainda, ao entrar em um desses contratos do Parceiro, na árvore de contratos que fica à esquerda, é possível visualizar os diversos contratos, com o Código e a Descrição, facilitando a navegação direta entre as telas de diferentes contratos.
Quando os contratos do Parceiro de Rede Neutra não estiverem mais ativos, quando forem contratos criados apenas no AutoISP, ou seja, com IDs acima de 999000000, é possível alterar o Status do Contrato, passando de Ativo para Cancelado.
Isso é importante para mantermos o histórico de todos os Contratos, seus vínculos e ações. Na árvore de navegação dos Contratos de um Parceiro, é possível listar todos os Contratos, incluindo aqueles cancelados, bastando clicar na opção “Mostrar desativados”:
O histórico de ativação e cancelamento pode ser visto na tela de detalhes do Contrato em questão:
Para cada instalação de AutoISP em que se deseja usar a funcionalidade de empresas parceiras, um app de instalador específico poderá ser gerado pela Int6 para uso por todos os parceiros do provedor principal. A funcionalidade deste app é diferenciada principalmente na tela inicial de seleção do número de contrato/cliente e na tela seguinte a essa.
O número a ser inserido nesta tela não tem relação com nenhum item cadastrado no ERP do provedor principal. Ele é um código de controle interno do parceiro, podendo corresponder, por exemplo, ao número de contrato do cliente no ERP/sistema do parceiro (ao qual o portal não tem acesso).
Esse número será armazenado no campo “Código do Contrato” no portal (não confundir com o ID do contrato). Se já não existir um contrato com esse Código de Contrato no assinante associado à empresa, um novo contrato é criado. O ID deste contrato será atribuído pelo portal com um número que não conflite com os contratos do ERP do provedor principal (por exemplo, de 999000001 em diante).
Na tela seguinte, também são necessárias algumas informações adicionais do cliente, para compensar a falta de acesso ao ERP do parceiro. Essas informações são aquelas essenciais para identificação do cliente e provisionamento do seu acesso Internet:
Quando um usuário da empresa parceira utiliza o portal AutoISP, as seguintes características se aplicam:
A tela de um assinante em específico permanece muito semelhante, com a diferença de que o Código e Descrição aparecem na árvore da esquerda, facilitando a navegação entre diferentes circuitos, com a nomenclatura familiar para o Parceiro.
A fim de implantar a oferta de Rede Neutra pelo Provedor usuário da solução Int6, é importante determinarmos como será a operação de modelo de negócio. Abaixo seguem algumas perguntas importantes, que permitirão parametrizar o sistema.
Em termos de arquitetura de rede:
No Provedor de Rede Neutra, como será a estrutura de contratos no ERP:
Na empresa Parceira, como será a estrutura de contratos no ERP: