====== Contrato Ativo x Bloqueado x Inativo e Bloqueio/Desbloqueio Manual ====== ===== Estados ===== * **__Ativo__**: Cliente tem um contrato válido em andamento e está pagando em dia. * **__Bloqueado__**: Cliente inadimplente. Geralmente 1 mês ou 2 meses depois de vencida uma fatura, o cliente é bloqueado (o critério é do provedor). No NetISP, é bloqueado o tráfego envolvendo o MAC do cliente, usando-se regras dentro dos servidores. No AutoISP, nenhuma ação sobre a rede é tomada e assume-se que o bloqueio é realizado na interação ERP x Radius/Concentrador. * **__Desativado__**: Cliente com o contrato cancelado. Nesse estado, é desprovisionada a ONU do cliente na OLT. No caso de NetISP, também é excluído em definitivo o circuito IP do cliente nos servidores. Para o cliente voltar com o mesmo contrato, é necessário que ele esteja no estado Ativo novamente e que se faça uma nova instalação pelo app ou portal. ===== Sincronização Automática ===== No caso geral, a integração com ERP/Sistema do provedor irá sincronizar o estado do contrato/plano automaticamente através de importações periódicas. ===== Ajuste Manual ===== Para sobrescrever a sincronização automática: * Acessar os assinantes. {{:netisp:1.png|}} * Pesquisar o assinante desejado. {{:netisp:2.png|}} * Acessar o plano do assinante desejado. {{:netisp:3.png|}} * Editar o plano do assinante desejado. {{:netisp:4.png|}} * Alterar os campos para o desejado. {{:netisp:5.png|}}