====== Telefonia ====== ===== OLTs Suportadas ===== * Hoje conseguimos suportar qualquer Modelo de OLT através de Scripts GPON personalizados. Entrar em contato para alinhamento. ===== Como funciona? ===== Após o provisionamento em campo, o equipe de suporte acessará o assinante via Portal para configurar a telefonia. Nessa configuração será preciso inserir os campos: **//Usuário SIP//**, **//Senha SIP//**, **//Servidor SIP//** e **//Perfil SIP//**. ===== Criar o Perfil SIP ===== Para realizarmos o cadastro de Perfil SIP, vamos em: **//Infra GPON//** -> **//Perfis SIP//** -> **//Novo Perfil SIP//**. * **//Obs//**: Em casos onde a conexão ao **//Servidor SIP//** é realizada através da própria conexão do assinante (não há uma VLAN específica para telefonia), **//não preencher//** o campo **//VLAN//** no **//Perfil SIP//**. [**Apenas OLTs ZTE!**] {{:autoisp:tele1.png?900|}} Definimos um **//Nome//**, uma **//VLAN//**, o **//IP do Servidor//** e se será **//DHCP//** ou **//Estático//**. * **//Obs//**: em **//OLTs Huawei//** o campo **//Nome//** deve coincidir com o **//ont-sipagent-profile//** dentro da OLT. {{:autoisp:tele2.png?900|}} ===== Habilitar a Telefonia em um Assinante ===== Após a criação do **//Perfil SIP//**, vamos configurar a **//telefonia//** no assinante desejado. Para isso, na página do assinante desejado, acessar a aba "**//Configurações//**" -> habilitar a "**//Interface de Voz//**" ->"**//Editar//**". {{:autoisp:pasted:20240809-140516.png?900}} Em **//Intefaces de Voz//** atribuímos o **//Perfil SIP//** cadastrado anteriormente, o **//Usuário SIP//** e a **//Senha SIP//** e clicamos em "**//Reprovisionar ONU//**". Não é necessário preencher o **//Servidor SIP//**, visto que este já está cadastrado no **//Perfil SIP//**. {{:autoisp:pasted:20240809-140651.png?900}}